MP investiga denúncia de ‘sala do castigo’ em presídio de Juiz de Fora; Sejusp nega


Penitenciária José Edson Cavalieri, foto de arquivo
ALMG/Divulgação
A 5ª Promotoria de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) de Juiz de Fora apura uma denúncia apresentada pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre a existência de uma suposta ‘cela do castigo’ na Penitenciária José Edson Cavalieri.
De acordo com o MPMG, a representação foi recebida no dia 18 de junho e foi instaurada uma Notícia de Fato para apurar os fatos.
Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) negou a acusação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
🔎 Notícia de Fato é o procedimento inicial usado pelo Ministério Público para registrar e verificar uma denúncia ou informação recebida pelo órgão.
Conforme a OAB, o espaço teria sido construído há cerca de 15 dias para receber detentos após saídas temporárias ou retorno do trabalho, que ficariam por horas em um ambiente sem iluminação adequada, água, banheiro ou ventilação.
A Comissão de Direitos Humanos ainda explicou que a sala, apelidada de ‘cela do castigo’, teria como objetivo impedir o descarte de possíveis materiais ilícitos ocultados no corpo pelos presos.
LEIA TAMBÉM:
Superlotação, maus-tratos, má qualidade da alimentação e falta de atendimento médico: Penitenciária de Juiz de Fora está entre as unidades prisionais denunciadas por violações
Familiares denunciam ‘condições insalubres e desumanas’ em unidades prisionais de Juiz de Fora
ASSISTA: Denúncias colocam sistema prisional em Juiz de Fora em xeque
Denúncias colocam sistema prisional em Juiz de Fora em xeque
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.