
Teatro Valdemar de Oliveira apresenta risco de desabamento, segundo a Defesa Civil
Fechado há mais de cinco anos, alvo de invasões, furtos e depredação, e atingido por um incêndio em 2024, o Teatro Valdemar de Oliveira, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, foi classificado como de alto risco de desabamento pela Defesa Civil do Recife (veja vídeo acima).
Com mais de meio século de história e presente na formação de gerações de artistas, o prédio está em estado de abandono desde que encerrou as atividades. Segundo a Defesa Civil, o espaço foi enquadrado como imóvel de risco alto (R3), com possibilidade de desabamento.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
O local está em processo de tombamento e pertence ao Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP), que é contrário à medida por acreditar que ela pode dificultar negociações para recuperação e reativação do Valdemar de Oliveira.
Além dos danos estruturais, há indícios de que o local é usado como moradia. Em vistorias recentes, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) apontou a necessidade de medidas emergenciais, como:
recuperação das alvenarias;
recomposição da cobertura;
retirada de entulhos;
drenagem da água acumulada;
isolamento da área.
O Ministério Público informou que recebeu o relatório da Defesa Civil e solicitou informações complementares à prefeitura do Recife sobre as providências adotadas. O prazo para resposta é de até 20 dias.
Procurada, a gestão municipal informou que realizou vistoria em fevereiro de 2024, após um incêndio ocorrido no local. Segundo o órgão, os técnicos constataram que o imóvel estava abandonado e em precário estado de conservação, com a cobertura destruída e sem revestimento, além da presença de umidade, fissuras, ferragens expostas e desprendimentos de materiais.
Em nota, a gestão municipal disse também que o relatório recomendou aos responsáveis pelo imóvel a realização de obras de recuperação, com acompanhamento de profissionais habilitados.
Ainda de acordo com a prefeitura, o imóvel foi classificado como R3 (risco alto), indicando que as anomalias detectadas geram risco de deterioração e comprometimento de uso, o que implica necessidade de reparos imediatos.
O teatro tem proteção provisória prevista em lei, mas, segundo a própria Fundarpe, até o momento não foram apresentados projetos ou planos de recuperação por parte dos responsáveis pelo imóvel.
Além disso, de acordo com a instituição, o processo de tombamento está em fase de análise técnica pela Fundarpe e ainda não há parecer concluído.
Teatro Valdemar de Oliveira, no bairro da Boa Vista, no Recife
Reprodução/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
