Ataques hacker causam prejuízos milionários a prefeituras em Goiás


Prefeituras de sete cidades goianas tiveram contas bancárias invadidas por hackers
Pelo menos sete prefeituras goianas foram alvo de ataques hackers nos últimos três anos, gerando prejuízos que, somados, chegam a quase R$ 8 milhões. Segundo a Associação Goiana de Municípios (AGM), as invasões aconteceram entre 2024 e 2026.
De acordo com a TV Anhanguera, as cidades afetadas e os respectivos prejuízos foram:
Damianópolis – R$ 400 mil
Nazário – R$ 2,8 milhões
Santa Rita do Araguaia – R$ 1,3 milhão
Lagoa Santa – R$ 150 mil
Castelândia – R$ 496 mil
Cromínia- R$ 406 mil
Caçu- R$ 3 milhões (dos quais R$ 600 mil foram recuperados)
De acordo com a AGM, todas as contas bancárias das quais os valores foram retirados pelos hackers são da Caixa Econômica Federal. O g1 entrou em contato com o banco, solicitando informações sobre as ocorrências e as medidas tomadas posteriormente, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
A assessoria da AGM informou que a iniciativa partiu do prefeito de Caçu, no sudoeste do estado, Kelson Souza Vilarinho, que, entre os casos, registrou o segundo maior prejuízo, que ocorreu em 2025: os hackers conseguiram retirar R$ 3 milhões, mas a prefeitura conseguiu recuperar R$ 600 mil, resultando em uma perda de R$ 2,4 milhões.
Em entrevista à TV Anhanguera, o prefeito de Nazário, João Batista de Oliveira, contou que um dia antes do ataque cibernético a prefeitura havia terminado uma obra de recapeamento.
“Quando no outro dia eu vou caçar o dinheiro pra pagar, o dinheiro tinha sido hackeado”, relatou.
Pelo menos sete cidades goianas tiveram prejuízos após serem alvo de ataques hackers desde 2024
Reprodução/ TV Anhanguera
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: Hackers desviam R$ 3 milhões de contas da prefeitura de Caçu
Hacker invade site do governo de Goiás e ironiza: ‘Abraço para a TI’
Polícia Federal investiga possível ataque hacker nas contas de Santa Rita do Araguaia
O prefeito destaca que são vários os impactos do desvio da verba, como atraso de pagamento a fornecedores, compra de medicamentos e pagamento dos médicos. “E como você vai fazer para prestar contas de um dinheiro que foi desviado?”, desabafou.
A assessoria da AGM informou que houve caso de invasão tarde da noite, após as 23h. Após acessar a conta, os hackers conseguiam retirar os valores, por meio de vários pix, em minutos. Em 2025, a TV Anhanguera mostrou o caso de Santa Rita do Araguaia , cujos recursos foram desviados para diversos estados por meio de 14 transações bancárias, com apenas segundos de diferença entre elas.
Segundo a AGM, no dia 9 de junho houve uma reunião de alguns prefeitos, em Brasília, com representantes da Caixa Econômica, que disseram que os casos seriam avaliados. O encontro aconteceu, a pedido dos prefeitos, no gabinete do senador Vanderlan Cardoso (PSD).
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.