
Brasileiros comemoram convites para fazer parte da Academia organizadora do Oscar
Os brasileiros convidados para fazer parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que organiza o Oscar, comemoram o reconhecimento que representa a chance de poder votar nos indicados e ajudar a escolher os vencedores da maior premiação do cinema mundial (veja vídeo acima). Nove deles estão na lista com 529 nomes divulgada na quinta-feira (26).
“Foi uma notícia incrível. Fiquei muito, muito, muito feliz. Acho que foi um grande momento para o nosso cinema daqui, da gente”, comemorou o pernambucano Eduardo Serrano, montador do filme “O agente secreto”, em entrevista para o Bom Dia Pernambuco, da TV Globo.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
Outros profissionais do cinema que participaram do filme de Kleber Mendonça Filho indicado a quatro categorias no Oscar 2026 também receberam o convite da Academia: o diretor de elenco Gabriel Domingues, a figurinista Rita Azevedo, o diretor de arte Thales Junqueira e o montador Matheus Farias.
Entre os convidados brasileiros, também estão Bernardo Uzeda, editor de som de “As boas maneiras”; Wilssa Esser, diretora de fotografia de “Aurora”; Marcelo Caetano, diretor de “Baby”; e Adolpho Veloso, diretor de fotografia de “Sonhos de trem”.
“Esse convite faz parte de um movimento da Academia, do Oscar, de trazer mais pluralidade para os novos integrantes. A Academia, por muito tempo, teve principalmente norte-americanos entre seus membros — em sua maioria, homens brancos. Agora, há um número maior de mulheres e de profissionais da América Latina, da África e da Oceania. Então, fazer parte desse novo momento da Academia, que busca esse olhar mais diverso e renovado, como um profissional do Brasil, do Nordeste, do Recife, eu acho que tem um peso e uma importância muito grandes”, disse Matheus Farias.
Outros brasileiros convidados comemoraram no Instagram o convite que receberam. “Feliz e honrado com o convite para ser Academy Member do Oscar!”, postou Thales Junqueira. “Muito feliz com o convite da Academia para fazer parte dessa crescente comunidade de gente de cinema. Mais feliz ainda por estar ao lado de tantos amigos parceiros”, celebrou Rita Azevedo.
Usando um print da notícia publicada no g1, Marcelo Caetano postou uma mensagem em inglês agradecendo e comemorando o convite: “Obrigado, Academia! Novo membro na área” (em tradução livre). Ele também celebrou o fato de ter sido convidado juntamente com Thales e Gabriel.
“De uma vez só, os três. E não é pouca coisa. Começamos no cinema juntos, como assistentes, aprendizes, no chão da fábrica, sem faculdade de cinema, sem família de artista. Formamos a nossa, obcecados, maníacos, apaixonados por cinema”, afirmou Marcelo Caetano no Instagram.
Os montadores pernambucanos Eduardo Serrano e Matheus Farias foram convidados a integrar a Academia organizadora do Oscar
Reprodução/TV Globo
A importância desses convites para manter o cinema brasileiro na vitrine mundial foi enfatizada por Eduardo Serrano e Matheus Farias, a dupla responsável por editar “O agente secreto”, transformando 50 dias completos de filmagem em um longa-metragem de 2 horas e 41 minutos.
“A gente vai poder votar nos indicados pela categoria de Montagem e também na de Melhor Filme. Então, é através da gente que se pode abrir portas para o cinema brasileiro, especialmente na montagem, na indicação ao Oscar. Por exemplo, hoje, eu acho que a gente tem só três montadores de ficção no Brasil [na Academia]. Agora, vamos passar a ter cinco, comigo e com Matheus. Então, é muito importante para o Brasil e para as expectativas que a gente tem em relação ao Oscar”, contou Eduardo.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
