Com 13,4°C na quinta, cidade de SP registra menor temperatura máxima para junho em 30 anos


Forte nevoeiro e frio na Zona Norte de São Paulo na manhã desta sexta feira (26)
Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo
A cidade de São Paulo registrou, na última quinta-feira (25), a menor temperatura máxima para um mês de junho em 30 anos. A estação do Mirante de Santana, na Zona Norte da capital, monitorada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), marcou 13,4°C às 12h e às 13h.
O valor ficou quase 10°C abaixo da média de temperatura máxima para junho na capital paulista, que é de aproximadamente 23°C, segundo o Inmet. No dia anterior, São Paulo havia registrado máxima de 13,5°C.
Com o resultado desta quinta, a cidade estabelece um novo recorde para o mês de junho na série recente de observações do instituto. O anterior era de 13,8°C, registrado em 13 de junho de 2004. Em seguida aparecem os 14,3°C observados em 21 de junho de 2016.
De acordo com o boletim meteorológico do Inmet, o cenário é provocado pela atuação de uma intensa massa de ar frio sobre o estado de São Paulo.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, algumas regiões da cidade registraram temperaturas máximas ainda menores, com índices em torno de 12,5°C. O órgão realiza medições em diferentes pontos da capital.
O CGE também informou que houve recorde de menor máxima absoluta, que corresponde ao menor valor registrado em um único local. A estação meteorológica automática do Parque do Carmo, na Zona Leste, marcou 9,8°C.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.