SP amplia ensino técnico e leva alunos para intercâmbio

Embarque do Prontos pro MundoFoto: Pablo Jacob/Governo do Estado de São Paulo

A educação pública paulista vive um período de expansão marcado pela ampliação de oportunidades acadêmicas, fortalecimento do ensino técnico e investimentos na infraestrutura escolar. Entre as iniciativas do Governo de SP em destaque está o programa Prontos pro Mundo, que passou a oferecer intercâmbios internacionais para estudantes da rede estadual, além do aumento das vagas no ensino médio técnico e da modernização de milhares de escolas.

Pela primeira vez na história da rede estadual, alunos passaram a participar de intercâmbios internacionais por meio do Prontos pro Mundo. A iniciativa leva mil estudantes a cada ano para estudar inglês em cinco destinos internacionais e, desta forma, proporciona experiências educacionais, culturais e profissionais que antes eram restritas a uma parcela menor da população.

A medida busca ampliar o acesso a oportunidades de formação global e fortalecer o aprendizado do idioma, considerado um diferencial importante para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento acadêmico dos jovens.

Ensino técnico ganha escala

Outra frente de destaque é a expansão do ensino médio técnico. O número de vagas dobrou e alcançou 321 mil oportunidades, resultado da soma das ofertas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e do Centro Paula Souza.

O crescimento de 134% amplia o acesso à formação profissional ainda durante a educação básica, de modo a aproximar os estudantes das demandas do mercado de trabalho e contribuir para a qualificação de mão de obra em diferentes áreas.

A ampliação das vagas também reforça a estratégia de integrar a formação escolar ao desenvolvimento de competências técnicas e profissionais, preparando os alunos para os desafios do mundo do trabalho.

Infraestrutura escolar beneficia 1,7 milhão de alunos

Além da ampliação de oportunidades educacionais, a rede estadual registrou avanços na infraestrutura das unidades de ensino. O Estado alcançou o maior número de escolas reformadas da última década, com obras realizadas em 3,5 mil unidades.

As melhorias beneficiam diretamente cerca de 1,7 milhão de estudantes, que passam a contar com ambientes mais adequados para o aprendizado. As intervenções incluem modernização de espaços, manutenção estrutural e adequações para melhorar as condições de ensino.

Com ações voltadas à formação acadêmica, qualificação profissional e melhoria da infraestrutura, a educação estadual busca ampliar o acesso a oportunidades e fortalecer a experiência dos estudantes dentro e fora da sala de aula.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.