
Os catarinenses irão sofrer com o forte calor no estado nos próximos dias. A Defesa Civil de Santa Catarina publicou, nesta segunda-feira (02), um aviso de observação para calor intenso, durante as tardes, até sexta-feira (6). As temperaturas máximas se aproximam dos 38°C no Oeste e Extremo Oeste.
No restante do Estado, as máximas não ultrapassam os 30°C.
A presença do calor, em conjunto com umidade disponível na atmosfera, forma condições para temporais isolados, principalmente entre as tardes e noites, conforme a Defesa Civil. Isso favorece um alívio do calor intenso no período noturno.
Como fica o tempo ao longo da semana?
Conforme a Defesa Civil, durante a semana, o tempo firme predomina na maior parte do Estado. O órgão, porém, aponta a possibilidade de temporais isolados e de curta duração, que podem atingir poucos municípios.
Esses temporais podem ocorrer, de maneira isolada, entre esta segunda-feira (02) e quinta-feira (05), especialmente nas regiões do Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e áreas de encosta do Litoral.
Como se proteger das fortes ondas de calor?
De acordo com o órgão estadual, o calor intenso aumenta o risco de desconforto térmico e desidratação, bem como possíveis problemas para a saúde. As altas temperaturas podem contribuir para o agravamento de doenças cardiorrespiratórias, especialmente em crianças, idosos e pessoas doentes.
Esse grupo de pessoas, inclusive, deve ser prioridade na hora de se tomar cuidados, especialmente com a hidratação e a manutenção destes em ambientes com temperaturas amenas. Atividades físicas também são recomendadas, mas em períodos com menor intensidade de sol e calor.
