Primeiro-ministro do Reino Unido vai  renunciar cargo

Keir Starmer é líder do Partido Trabalhista do Reino UnidoReprodução/Instagram

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou que vai renunciar ao cargo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (22) e um novo líder deve assumir até o retorno do parlamento em setembro.

Com a saída de Starmer, o Reino Unido vai chegar ao seu sétimo chefe de governo em dez anos.

O britânico vinha sofrendo pressão para deixar a liderança do próprio partido, o Trabalhista, há alguns meses.

Porém, a decisão foi após um rival político dentro do partido, o ex-prefeito de Manchester, Andy Burnham, afirmar que desafiaria o primeiro-ministro pelo cargo.

O ex-prefeito também foi eleito deputado na última quinta‑feira (19), em uma votação que garante uma cadeira no Parlamento britânico.

Durante o anúncio, Starmer também afirmou que conversou com o rei Charles e que deseja uma transição de poder tranquila. As indicações de nomes para o substituto devem começar no dia 9 de julho.

O britânico ainda disse que vai permanecer como primeiro-ministro interino até que o novo líder trabalhista seja escolhido.

Starmer também disse que vai dar apoio total ao partido e afirmou que pretende dedicar mais tempo à família.

Keir Starmer foi eleito primeiro-ministro do Reino Unido nas eleições de junho de 2024, há dois anos. Ele é líder do Partido Trabalhista desde 2020.

Caso o Partido Trabalhista decida se unir e escolher o próximo líder, sem uma disputa interna, Starmer já pode deixar o cargo no mês que vem, em julho.

Por outro lado, caso haja uma disputa pela liderança, o novo líder vai ser escolhido até o retorno dos parlamentares, em setembro, após o recesso de verão.

O sucessor mais cotado é Andy Burnham, o ex-prefeito de Manchester.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.