Filho corre 19 km para homenagear mãe que morreu após lutar 19 anos contra o câncer


Filho corre 19 km para homenagear mãe que morreu após lutar 19 anos contra o câncer
Arquivo pessoal
A dor da despedida se transformou em homenagem para o militar José Roberto de Melo Queiroz Filho, de 32 anos. Poucos dias após perder a mãe, Maria Edneuza Guazina, aos 62 anos, ele correu 19 quilômetros em Campo Grande, um para cada ano em que a mãe enfrentou o câncer.
Maria morreu há duas semanas, em 6 de junho, após passar uma semana internada em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A doença foi diagnosticada em 2007, quando ela tinha 43 anos. Inicialmente, ela teve um câncer de mama. Depois, em 2021, a doença apresentou metástase no mediastino e nos últimos meses havia se espalhado para outros órgãos e ossos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
A ideia da homenagem surgiu durante uma viagem de mais de 1.500 quilômetros entre Alegrete (RS), onde José Roberto mora atualmente, e Campo Grande. Ele seguia para reencontrar a mãe após receber a notícia de que ela estava internada em estado grave.
Agora no g1
No caminho, recebeu uma mensagem da irmã informando que Maria havia morrido.
“Eu comecei a chorar, orar e escutar uma playlist de músicas de louvor. Vim refletindo e lembrando dela como se fosse um filme. Foi de repente, pensando no tempo que ela lutou contra o câncer, que surgiu a ideia. Ela enfrentou tudo o que passou durante 19 anos. Nada mais justo do que homenageá-la com uma corrida de 19 quilômetros, um quilômetro para cada ano de luta”.
Apesar de já praticar corrida, José Roberto nunca havia percorrido essa distância. Segundo ele, o maior percurso que havia completado foi de 12 quilômetros. Além disso, estava há quase três meses sem treinar por causa de uma lesão. Mesmo assim, decidiu seguir com o desafio.
Mais do que uma homenagem, a corrida se tornou uma forma de agradecer pelo legado deixado pela mãe. José Roberto descreve Maria Edneuza como uma mulher alegre e resiliente, que enfrentou quase duas décadas de tratamento sem perder a fé.
“Ela era uma mulher fantástica. Sempre sorridente e com uma energia que contagiava todos que estavam perto dela. Minha mãe sempre teve muita alegria de viver, estava sempre feliz, mesmo durante todos os anos de tratamento.”
Filho corre 19 km para homenagear mãe que morreu após lutar 19 anos contra o câncer
Arquivo pessoal
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.