
Doação de sangue em Óbidos
Odirlei Santos/ASCOM-PMO
A campanha de doação de sangue realizada em Óbidos, no oeste do Pará, resultou na coleta de 179 bolsas de sangue aptas para uso, reforçando os estoques da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A ação ocorreu nos dias 18 e 19 de junho, no Hospital Santa Casa de Misericórdia, como parte da mobilização do Junho Vermelho.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Ao todo, 209 pessoas compareceram para realizar a doação. Destas, 179 tiveram as bolsas coletadas e aprovadas para utilização, enquanto 30 candidatos foram considerados inaptos por não atenderem aos critérios de segurança exigidos para a doação.
Segundo avaliação do Hemocentro Regional de Santarém, o índice de aproveitamento das doações chegou a 85,66%, resultado considerado excelente e fundamental para a manutenção dos estoques que abastecem unidades de saúde em toda a região oeste do Pará.
A biomédica do Hemopa Santarém, Elaine Soares, destacou a importância da campanha realizada anualmente no município.
“Uma vez ao ano a gente vem a Óbidos e conta muito com essa campanha para abastecer os nossos estoques, que atualmente estão baixos. Foram dois dias de atendimento na Santa Casa e tivemos a satisfação de contar com a participação dos doadores obidenses, que sempre fazem questão de contribuir para salvar vidas”, afirmou.
Doadora de sangue de Óbidos’
Odirlei Santos/ASCOM-PMO
Entre os participantes da campanha estava a servidora pública municipal Franciane Prata, que doa sangue há mais de 20 anos. Para ela, a iniciativa representa uma oportunidade de ajudar quem precisa.
“Com a doação de uma bolsa de sangue, você pode ajudar a salvar até quatro vidas. É um ato simples, rápido e que proporciona a certeza de estar fazendo o bem ao próximo. É uma satisfação muito grande contribuir com essa causa”, disse.
Estoque atende mais de 20 municípios
O Hemocentro Regional de Santarém é responsável pela coleta de sangue, cadastro de doadores de medula óssea e distribuição de hemocomponentes para uma rede formada por mais de 20 unidades de saúde, entre hospitais públicos, privados e filantrópicos, em municípios da região do Baixo Amazonas.
Por isso, campanhas realizadas em cidades como Óbidos são consideradas estratégicas para garantir o abastecimento dos estoques e assegurar o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas.
A campanha contou com a parceria entre a Fundação Hemopa, a Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Hospital Santa Casa de Misericórdia, que disponibilizou estrutura para os atendimentos.
A coordenadora da Agência Transfusional da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Júlia Sarrazin, agradeceu o envolvimento das instituições e dos voluntários que participaram da mobilização.
“Os nossos agradecimentos à Fundação Hemopa, à Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria de Saúde, à imprensa, às instituições públicas que mobilizaram seus servidores e a todos os voluntários que fizeram a diferença em mais uma campanha. É um trabalho conjunto que ajuda a salvar vidas em toda a região”, destacou.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região
