
Tóquio – Um grupo de parlamentares entregou ao governo japonês, na última quinta-feira (18), um abaixo-assinado com cerca de 140 mil assinaturas em defesa dos direitos humanos dos estrangeiros no país. A entrega foi realizada em alusão com o Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas.
Os documentos foram encaminhados à primeira-ministra Sanae Takaichi e aos presidentes das duas casas do Parlamento. A ação contou com a articulação de diversas entidades, entre elas a Rede Nacional de Solidariedade aos Migrantes.
Pedido por ações concretas
O grupo de apoiadores solicitou que a primeira-ministra se manifeste publicamente contra qualquer forma de discurso de ódio. Além disso, a iniciativa pede que a legislação trabalhista japonesa seja aplicada de forma igualitária a todos os trabalhadores, eliminando qualquer tipo de discriminação contra a mão de obra estrangeira. Segundo os defensores, essa medida é essencial para garantir a proteção de direitos fundamentais no ambiente profissional.
Revisão de leis contra a discriminação
Durante o ato, o parlamentar Yoshifu Arita, da União Reformista Centrista, alertou que a discriminação ainda é um problema presente no Japão. O parlamentar ressaltou que, com o marco de dez anos da Lei de Combate ao Discurso de Ódio, já estão em curso preparativos para revisar a legislação, com o objetivo de tornar as punições e as políticas preventivas mais eficazes contra práticas discriminatórias.
A busca por uma sociedade integrada com estrangeiros
Um dos principais articuladores da campanha, Ippei Torii, copresidente da Rede Nacional de Solidariedade aos Migrantes, denunciou o crescimento de medidas que restringem os direitos de estrangeiros. De acordo com Torii, a mobilização serviu para dar voz a imigrantes que enfrentam barreiras constantes na sociedade japonesa.
Com base em diálogos mantidos em palestras por todo o país, Torii afirmou que existe um forte desejo de muitos cidadãos em construir uma convivência harmoniosa. Para ele, o caminho para o futuro do Japão depende da criação de uma sociedade multicultural, baseada no respeito mútuo e na rejeição a ideologias que promovam o ódio ou a exclusão.
