
Nas redes sociais, centenas de estudantes afirmam que pagamento foi recusado
Reprodução/Redes sociais
Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 que não obtiveram isenção da taxa teriam, inicialmente, até 17 de junho para efetuar o pagamento e confirmar a participação na prova. Depois, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu prorrogar o prazo até 22 de junho, segunda-feira.
➡️No entanto, aqueles alunos que tentaram quitar o valor no próprio dia 22 não conseguiram concluir o processo. O QR code do PIX apareceu como inválido, e o boleto bancário foi recusado por supostamente estar vencido. Pagamentos por cartão de crédito ou débito também não funcionaram, afirmam candidatos ouvidos pelo g1.
Procurado pela reportagem, o Inep não havia se manifestado até a mais recente atualização deste texto.
“Tentei pagar de diversas formas, seja pelo Banco Santander, pelo Nubank. Eu até pedi para um amigo tentar pagar pelo Banco do Brasil, que é de onde foi originado o boleto. E, mesmo assim, ele não conseguiu. Dizia que o boleto já estava vencido”, afirma Leandro de Lima Bispo, de 33 anos, que busca uma vaga no curso de Direito.
“Você tenta utilizar os programas do governo, o sistema do governo, mas ele sempre apresenta algum tipo de falha. A gente demora muito tempo para ter um retorno.”
Nas redes sociais, o Inep recebeu uma enxurrada de comentários com exatamente a mesma queixa: candidatos desesperados por não terem conseguido pagar a taxa — que é de R$ 85, como nos anos anteriores.
“Tentei pagar ontem, estava dizendo que o boleto está vencido! E o QR diz que tá inválido. Vou ter que esperar 1 ano para fazer a porcaria do Enem por causa de algo que nem é a minha culpa”, escreveu uma estudante.
“Estou tentando desde cedo e aparece que o prazo de pagamento expirou mesmo estando dentro do prazo. Perdi o dia inteiro nessa função, absurdo”, disse outra aluna.
Quem ficou isento da taxa?
Boleto para pagamento da taxa do Enem precisa ser quitado até esta quarta-feira
g1
Neste ano, teve direito à gratuidade o estudante que:
está cursando o último ano do ensino médio no ano de 2026, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
declare situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
e participantes do programa Pé-de-Meia.
O Inep também informou que divulgará em 26 de junho o resultado das solicitações de atendimento especializado. O recurso é destinado a participantes com deficiência, transtornos de aprendizagem, transtorno do espectro autista (TEA), déficit de atenção, além de gestantes, lactantes, idosos, diabéticos e estudantes em classe hospitalar, entre outros grupos.
Cronograma
Pagamento da taxa de inscrição: de 25 de maio a 22 de junho
Aplicação das provas: 8 e 15 de novembro
Vídeos
Formandos de universidades dos EUA vaiam discursos sobre IA; entenda por quê
