
Ciclista atropelado na BR-494: motorista suspeito se entrega em Divinópolis
A morte do ciclista Bruno Barbosa, de 35 anos, causada por um atropelamento na BR-494, em Divinópolis, mobilizou a Associação Divinopolitana dos Ciclistas (ADC) a cobrar mais segurança e justiça para Bruno. O acidente ocorreu no sábado (20) e o motorista fugiu do local sem prestar socorro, mas se apresentou à Polícia Civil na segunda-feira (23).
Ao g1, o ciclista membro da ACD, Sebastião Castro, relatou que não é a primeira vez que casos como o de Bruno acontecem na cidade. Para ele, a imprudência no trânsito não pode ser tratada somente como um acidente.
“Não foi um acidente, foi crime! Foi irresponsabilidade, transgrediu a lei. Ele [motorista] estava sabendo o que estava fazendo e o risco. A lei que é aplicada nesses casos é muito branda e isso não inibe que novos atropelamentos ocorram”, disse Castro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Centro-Oeste de Minas no WhatsApp
O ciclista acredita que para a situação mudar é necessário que haja uma revisão das penalidades de trânsito.
“Temos que mudar a legislação para que essas penas sejam mais exemplares. É uma morte que no nosso entendimento é um assassinato, e tem que ser tratada como assassinato. Estamos lutando para que as penas sejam de acordo com o crime e nesse caso do Bruno foi um crime”, acrescentou.
Ciclistas em risco
Segundo Sebastião Castro, a falta de segurança para ciclistas nas rodovias e dentro da cidade é uma preocupação antiga da Associação Divinopolitana de Ciclistas. Em 2025, a ADC desenvolveu a campanha “Em cima de uma Bike tem uma vida”, para conscientizar e mobilizar a sociedade a proteger os ciclistas.
“A segurança dos ciclistas no trânsito tem sido constantemente negligenciada, tanto nas vias urbanas quanto nas rodovias. O caso da morte do ciclista Bruno Barbosa é um exemplo trágico desse desrespeito”, disse.
Familiares e amigos reunidos na Delegacia em Divinópolis, para acompanhar a chegada do suspeito de atropelar e matar o ciclista Bruno Barbosa
Robson Panzera/Tv Integração
Sebastião também fez algumas reivindicações com base nas necessidades das pessoas que usam a bicicleta seja para a prática de esporte ou como meio de transporte diário.
“Instalação de placas educativas nas rodovias, maior fiscalização por parte da Polícia Rodoviária, ampliação do uso de radares de velocidade, aplicação efetiva de multas e campanhas permanentes de conscientização para os motoristas. A prevenção é fundamental para evitar novas tragédias”, finalizou.
Bruno Barbosa participava de várias competições de ciclismo na cidade e região
Redes sociais/Reprodução
Caso Bruno Barbosa
Bruno foi atropelado enquanto treinava no acostamento da rodovia no sábado (20). O atleta teve a morte confirmada ainda no local. O motorista, de 33 anos, fugiu sem prestar socorro e, após a caminhonete dele ser identificada se apresentou na delegacia na segunda-feira (22).
De acordo com os investigadores, ele compareceu à delegacia acompanhado por advogado, foi ouvido e, como não havia situação de flagrante, foi liberado após o depoimento. A identidade do suspeito não foi divulgada pela Polícia Civil.
As investigações continuam para esclarecer as circunstâncias do acidente.
O g1 tenta identificar a defesa do suspeito
Coletiva sobre o atropelamento do ciclista Bruno Barbosa em Divinópolis
Robson Panzera/Tv Integração
Quem era Bruno Barbosa
Bruno tinha uma forte ligação com o cenário esportivo do município e sua morte causou grande comoção na região. Ele participava frequentemente de diversos campeonatos de ciclismo e era muito conhecido entre os atletas locais.
A Associação Divinopolitana de Ciclismo (ADC) e o grupo Mountain Bike Brasil emitiram uma nota de pesar lamentando o falecimento do ciclista e destacando sua dedicação ao esporte. Veja na íntegra ao fim da reportagem.
“Deixa um legado de “dedicação, disciplina e amor pelo ciclismo. Sua paixão pelas bicicletas e pelo esporte permanecerá viva na memória de amigo, familiares e de toda a comunidade esportiva”, diz trecho da nota.
Nas redes sociais, amigos, familiares e admiradores lamentaram a perda e prestaram homenagens ao ciclista.
Um amigo de infância declarou em uma publicação: “Descanse em paz, meu querido irmão. Carregarei você no meu coração até o último dia da minha vida. Jamais me esquecerei de você e da nossa infância. Te amo irmão, eternamente saudades”.
Uma prima do atleta também manifestou seu luto: “Descanse em paz, primo! Que Deus te receba de braços abertos e acalente os corações de todos que te amam aqui”.
O sepultamento de Bruno Barbosa ocorreu no domingo (21), no Cemitério Parque da Serra.
Bruno Barbosa era ciclista e tinha forte ligação com o esporte na cidade
Redes sociais/Reprodução
LEIA TAMBÉM:
Criminosos rendem motorista e roubam caminhão carregado com calçados
Casal é encontrado morto dentro de casa
ClassRock tem concerto à luz de velas em mistura de rock e música clássica
Ciclista foi atropelado na BR-494 e morreu no local, segundo a polícia
PRMv/Divulgação
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
