Câmara aprova passe livre estudantil em fins de semana, férias e feriados em Fortaleza


Passe livre estudantil vai funcionar em fins de semana, férias e feriados em Fortaleza, aprova Câmara.
Prefeitura de Fortaleza
A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, nesta terça-feira (23), o projeto que permite o passe livre estudantil funcionar em fins de semana, férias e feriados. A medida permite que milhares de jovens continuem utilizando gratuitamente o transporte público para atividades de estudo, qualificação profissional, esporte, cultura e lazer, mesmo fora dos dias letivos.
O projeto foi enviado à Casa pela Prefeitura de Fortaleza. Na justificativa, o Executivo destacou que os estudantes seguem utilizando o transporte coletivo durante as férias para participar de cursos preparatórios, estágios, atividades culturais e programas de capacitação.
Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
“Ao ampliar a gratuidade, o Município busca assegurar que a falta de recursos para o deslocamento não se torne um obstáculo à formação e ao desenvolvimento da juventude”, disse o texto enviado à Câmara.
O projeto teve o parecer aprovado pela Comissão, entrando como extrapauta na sessão. Por tramitar em regime de urgência, o projeto foi apreciado em discussão única e em redação final. Com a aprovação da Câmara, o projeto segue para sanção do prefeito Evandro Leitão (PT).
LEIA TAMBÉM:
PIB do Ceará cresce 1,93% no primeiro trimestre de 2026 na comparação com igual período do ano passado
Jogo do Brasil na Copa, 24 de junho: o que abre e fecha em Fortaleza
Como ter acesso
O benefício é garantido aos estudantes regularmente matriculados em instituições públicas e privadas de ensino, nos níveis municipal, estadual e federal, localizadas em Fortaleza.
Para ter acesso à gratuidade, é necessário possuir carteira estudantil válida, emitida por entidade credenciada junto ao órgão gestor do transporte público municipal. A medida deve impactar cerca de 250 mil estudantes.
A iniciativa vai aproveitar a estrutura operacional já existente do passe livre estudantil, sem necessidade de criação de novos sistemas de controle ou cadastramento.
Com isso, estudantes das redes pública e privada continuarão tendo direito a duas viagens gratuitas por dia mesmo durante os períodos de recesso escolar. A estimativa do Executivo é de que haja um impacto anual de aproximadamente R$ 8,5 milhões.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.