
Nomeado pelo papa, Dom Mário Antônio é o novo arcebispo de Aparecida
Thiago Leon/A12
O Santuário Nacional de Aparecida divulgou, nesta semana, que Dom Mário Antonio da Silva, arcebispo de Aparecida, embarcou para o Vaticano, onde participará de uma celebração presidida pelo papa Leão XIV e receberá o pálio, uma das principais insígnias usadas pelos arcebispos da Igreja Católica.
Dom Mário foi nomeado arcebispo de Aparecida pelo papa em 2 de março deste ano e tomou posse da Arquidiocese em 2 de maio, após a aposentadoria de Dom Orlando Brandes.
A Arquidiocese de Aparecida abriga o Santuário Nacional de Aparecida, considerado a maior igreja católica do Brasil e o maior santuário mariano do mundo. O local recebe milhões de fiéis todos os anos e é um dos principais destinos de peregrinação religiosa do país.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A cerimônia no Vaticano está marcada para a próxima segunda-feira (29), na Basílica de São Pedro, data em que a Igreja celebra os Santos Apóstolos Pedro e Paulo. O rito é realizado todos os anos com os arcebispos nomeados ao longo dos últimos meses.
Arcebispo de Aparecida Dom Mário toma posse e pede fim do feminicídio
Na cerimônia, o religioso vai receber o pálio, que é uma faixa de lã branca colocada sobre os ombros dos arcebispos metropolitanos durante as celebrações litúrgicas. A peça tem formato semelhante à letra “Y” e é considerada um símbolo da comunhão entre os arcebispos e o papa, além de representar a missão pastoral de conduzir e cuidar do povo de Deus.
Em entrevista à Rádio Aparecida, Dom Mário afirmou que a viagem representa mais do que um compromisso pessoal. Segundo o arcebispo, o símbolo também recorda a figura de Jesus como o Bom Pastor.
“Não é apenas uma viagem, é uma missão pela Arquidiocese de Aparecida. Receber o pálio das mãos do Papa significa estar em comunhão com ele e com toda a Igreja (…) O pálio é uma faixa de lã que usamos sobre os ombros, simbolizando a ovelha que o bom pastor carrega. Por isso, essa viagem também representa o compromisso de continuar a missão de Jesus Cristo junto ao povo”, afirmou em entrevista à rádio.
Dom Mário
Reprodução/A12
Dom Mário também pediu orações dos fiéis durante a viagem.
“Rezem pelo Papa, pelos bispos, pela nossa Arquidiocese e por toda a Igreja, para que possamos testemunhar o amor, a paciência e a doação de vida de Cristo em favor das pessoas, especialmente das mais necessitadas”, declarou na rádio.
A cerimônia de imposição do pálio será realizada no Vaticano e reunirá arcebispos de diferentes países nomeados ao longo do último ano.
Arcebispo de Aparecida, Dom Mário
Thiago Leon/Santuário de Aparecida
Pálio, no Vaticano
Vatican News/Divulgação
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
