
O inverno começou há poucos dias, mas já trouxe ao Sul do país a onda de frio mais intensa de 2026. Com temperaturas negativas, geadas generalizadas e recordes de frio em diversas cidades, a massa de ar polar que avança sobre a região ainda deve manter os termômetros em níveis muito baixos até o fim desta semana.
De acordo com o MetSul, o período mais rigoroso da onda polar ainda inclui as madrugadas de quinta-feira (25) e sexta-feira (26).
As menores temperaturas devem continuar concentradas nas áreas de maior altitude da Serra Gaúcha, do Planalto Sul Catarinense e da região de Palmas, no Paraná. Em alguns pontos, especialmente em baixadas e fundos de vale, os termômetros ainda podem marcar entre -7°C e -9°C.
Além do frio intenso, a previsão indica a formação de geadas amplas em diversas áreas rurais da região Sul, com possibilidade de congelamento de pistas em localidades mais elevadas.
As temperaturas começam a subir gradualmente a partir do sábado (27). No entanto, o alívio deve durar pouco, uma vez que meteorologistas já monitoram a chegada de uma nova massa de ar frio na próxima semana, embora menos intensa que a atual.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a atual onda de frio é resultado da atuação de uma forte massa de ar polar impulsionada por um ciclone extratropical no Atlântico Sul. O fenômeno provocou queda acentuada das temperaturas em estados do Sul, além de reflexos em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, principalmente com chuvas em São Paulo.

Temperaturas negativas batem recordes
A quarta-feira (24) foi marcada por temperaturas extremamente baixas em vários municípios da Região Sul.
Em Santa Catarina, Bom Jardim da Serra registrou -9,2°C, a menor temperatura observada no estado neste ano. Outras cidades da Serra Catarinense também tiveram marcas expressivas, como Urupema (-8,3°C), Painel (-6,9°C), São Joaquim (-6,5°C) e Urubici (-6°C).
No Rio Grande do Sul, dezenas de municípios amanheceram abaixo de zero. Entre os menores registros ficaram Pinheiro Machado (-5,6°C), Soledade (-4,7°C), Capão Bonito do Sul (-3,8°C), Monte Alegre dos Campos (-3,6°C) e Bagé (-3,5°C).
Já no Paraná, General Carneiro teve mínima de -3,6°C, enquanto Palmas registrou -2,9°C e Guarapuava chegou a -1,1°C.
Dados divulgados pela MetSul Meteorologia apontam que 69 municípios gaúchos registraram temperaturas negativas nesta quarta-feira, o maior número observado em um único dia no estado em 2026.
Chuva retorna no domingo
O sábado (27) ainda deve começar com frio intenso e possibilidade de temperaturas negativas em algumas cidades, mas a tendência é de tardes mais agradáveis.
A mudança mais significativa está prevista para domingo (28), quando o aumento da nebulosidade e o avanço de áreas de instabilidade devem provocar chuva em diferentes regiões do Sul.
Com mais umidade e temperaturas mais elevadas na atmosfera, o frio extremo perde força temporariamente. Em algumas áreas, os meteorologistas do MetSul não descartam chuva forte durante a mudança no padrão do tempo.
Nova massa de ar frio já está a caminho
Apesar da melhora prevista para o fim de semana, os modelos meteorológicos indicam que o frio não deve se despedir tão cedo.
Após a passagem da instabilidade, uma nova massa de ar frio deve avançar sobre o Sul do Brasil entre o fim do domingo e a segunda-feira (29), provocando uma nova sequência de madrugadas geladas.
A diferença é que essa nova incursão polar não deve alcançar a mesma intensidade da atual. Ainda assim, há previsão de temperaturas baixas e possibilidade de novas geadas em áreas de maior altitude durante os primeiros dias da próxima semana.
Para os especialistas, o comportamento do inverno neste início de estação reforça a tendência de um período marcado por sucessivas entradas de ar polar, especialmente no Sul do país, mantendo o frio como protagonista pelo menos nos próximos dias.
