SP registra menor máxima de junho em 30 anos; veja previsão

Tempo frio em São PauloReprodução/X

São Paulo registrou na quinta-feira (25) a menor temperatura máxima para um mês de junho em 30 anos. A estação do Mirante de Santana, na Zona Norte, marcou 13,4°C, segundo a Defesa Civil do Estado. O recorde atinge diretamente quem precisa sair cedo ou passar longos períodos na rua. A capital segue com frio, umidade alta e chance de garoa nesta sexta-feira (26), mas os termômetros começam a subir no fim de semana.

A marca foi registrada após a passagem de uma frente fria pelo estado. O ar polar, combinado ao céu fechado e à chuva, impediu que a temperatura subisse durante o dia. O resultado foi uma tarde gelada, com pouca variação nos termômetros e sensação de frio maior.

Pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, a cidade também teve pelo segundo dia seguido a menor temperatura máxima média do ano. A média das máximas ficou em 12,5°C, abaixo dos 12,8°C registrados na quarta-feira (24).

O ponto mais frio entre as estações municipais foi o Parque do Carmo, na Zona Leste. Ali, a temperatura não passou de 9,8°C. Um dia antes, a menor máxima absoluta havia sido registrada em Barragem-Parelheiros, na Zona Sul, com 10,3°C.

Chuva aumentou sensação de frio

O frio veio acompanhado de chuva forte ao longo da semana. Em 23 de junho, a capital acumulou 57,4 mm de chuva na média da cidade, volume que igualou o maior registro para um único dia de junho desde o início da série histórica do CGE, em 1995.

No mês, o acumulado já chega a 128,3 mm. O volume fica cerca de 167% acima dos 48 mm esperados para junho.

A Defesa Civil municipal mantém estado de atenção para baixas temperaturas. A recomendação é reforçar cuidados com crianças, idosos, pessoas doentes e população em situação de rua, grupos mais expostos ao frio prolongado.

Quando o frio começa a perder força

A sexta-feira (26) ainda deve ter céu encoberto, garoa e chuva fraca em alguns períodos. A previsão indica mínima de 12°C e máxima de até 21°C.

No sábado (27), o tempo melhora de forma gradual. Ainda pode haver chuvisco durante a madrugada, mas o sol deve aparecer entre nuvens ao longo do dia. A temperatura sobe um pouco mais, com mínima de 13°C e máxima de 23°C.

Mesmo com a melhora, o frio deve continuar mais forte durante a noite, a madrugada e o começo da manhã.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.