
O primeiro trecho da Linha 6-Laranja do metrô será entregue pelo Governo do Estado de São Paulo na próxima semana. Os trens circularão sem cobrança, com funcionamento assistido e horários reduzidos, entre 10h e 15h, de segunda a sexta-feira (com exceção de feriados).
Durante esse período inicial, a operação contará com condutores e apenas com dois trens no sistema Shuttle, em que há apenas um trem funcionando em cada via, futuramente a condução será autônoma e mais trens serão utilizados; inicialmente, o intervalo médio entre cada trem será de 19 minutos.
O trecho inicial conta com as estações João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc-Pompeia e Perdizes. Todas elas contam com mais de uma entrada e saída, porém, no período de inauguração haverá um único acesso por estação, que será indicado através da comunicação visual. A Estação Água Branca fará a integração do metrô de São Paulo com o trem, a partir da Linha 7-Rubi; por mais que o acesso às estações de metrô seja gratuito, a conexão com a linha de trens metropolitanos será paga.
O projeto completo da Linha 6-Laranja ligará a Estação Brasilândia até São Joaquim, conectando a Zona Norte ao centro da capital e reduzindo o tempo do trajeto de 1h30 para 23 minutos, com transferências para a linha de trem 7-Rubi (na Estação Água Branca), e para as linhas de metrô 4-Amarela (na Estação Higienópolis) e 1-Azul (na Estação São Joaquim).
A obra, conhecida como “Linha das Universidades”, é uma Parceria Público-Privada (PPP) do Governo de São Paulo com a concessionária Linha Uni e conta com um contrato no valor de R$19 bilhões. Ainda neste ano, o governo pretende inaugurar mais duas estações da Linha 6-Laranja: a Brasilândia e a Itaberaba-Hospital Vila Penteado.
