Nattan se joga no público e Xand diz que São João de Campina Grande está ‘no lugar que ele merece’


Nattan se joga no público do Parque do Povo em Campina Grande
Com Nattan se jogando no meio do público e Xand Avião revisitando a própria trajetória no forró, a noite desta sexta-feira (26) foi marcada por dois dos principais nomes do gênero no palco principal do São João 2026 de Campina Grande e pelo contraste entre energia e emoção no Parque do Povo, que reuniu cerca de 62 mil pessoas, segundo a organização.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
Nattan se joga no meio do público
Nattan se apresentou no São João de Campina Grande nesta sexta-feira (26)
Maria Eduarda Batista/g1
O cantor Nattan protagonizou um dos momentos mais inusitados do São João 2026 de Campina Grande ao se jogar no meio do público. O cantor pegou impulso, se lançou do palco e foi segurado pelos fãs na plateia, repetindo a brincadeira do ano passado, quando também pulou para o público de um trampolim.
A cena já havia sido antecipada ao g1 antes do show, quando o artista revelou as surpresas preparadas para o público de Campina Grande.
“Eu disse que não trouxe trampolim. Mas, se o fosso ali entre o palco e o público tiver uma distância boa, se eu tiver 1% de chance, eu vou me jogar no público, porque na hora é muita emoção. Eu pergunto: ‘Galera, vocês querem que eu vá ou não?’. Aí a galera responde: ‘Vem!’. Então eu vou”, disse.
A abertura do show de Nattan homenageou Flávio José ao exibir imagens do cantor e sanfoneiro paraibano no telão enquanto cantava a música “Tareco e Mariola”, um dos maiores sucessos do artista.
Nattan abriu show com uma homenagem a Flávio José ao som de “Tareco e Mariola”.
Maria Eduarda Batista /g1
“Viva São João! Viva Campina Grande! Viva Flávio José!”, declarou.
No repertório, o cantor mesclou sucessos do chamado “Nattanzinho do Velho Testamento”, como “Pelado”, “Morena”, “Nunca Mais” e “Não Me Esqueceu Né?”, com lançamentos mais recentes, entre eles “Aproveita Que Eu Tô Brigado”, parceria com Zé Vaqueiro, e “Pela Última Vez”, gravada com o grupo Menos é Mais.
Antes da apresentação, Nattan explicou ao g1 que o show deste ano foi pensado para trazer novidades, mas sem abrir mão das canções que o aproximaram do público paraibano.
“Todo ano a gente tenta se reinventar, fazer algo diferente. Mas não vamos deixar de falar de amor e cantar nossas músicas. Todo mundo pediu o Nattanzinho do Velho Testamento, e a gente vai cantar muito o Nattanzinho do Velho Testamento. As músicas que gravei lá no início e sempre fui muito abraçado pela minha Paraíba”, disse.
Logo no início da apresentação, o cantor pegou as rosas de um vendedor que estava na grade e lançou algumas para a plateia. Em seguida, chamou um fã mirim ao palco e tirou uma foto com o menino. Em outro momento, uma fã jogou uma calcinha no palco: “Essa daqui eu vou dar pra um amigo meu, viu?”, brincou Nattan.
Ao som de “Maria Vaqueira”, parceria com Felipe Amorim, o cantor promoveu uma disputa entre os dois lados do Parque do Povo para descobrir qual era o mais animado. Depois, chamou dois fãs de cada lado para dançar no palco ao som de “Muído de Vaquejada”.
Ele também comentou a possibilidade de fazer um after na Feira da Prata e disse que chamaria Xand Avião para ir com ele.
“Hoje vou chamar o Xand. Vai que o Xand topa… Aí nós vamos parar na Feira da Prata junto com o povo”, brincou.
Ao g1, Nattan afirmou ainda que costuma deixar espaço para o improviso durante as apresentações e destacou que a interação com o público é uma das marcas de seus shows.
“Os meninos falam: ‘Natan, segue aqui’. Eu mudo ali. Mas agora acho que estou bem regrado, bem comportado. Só que, na hora, sempre tem alguma coisa, e eu deixo para agir no momento. Então, no meu show tem de tudo, e isso é muito importante, essa interação e essa aproximação com o público”, disse.
Em meio à intensa agenda de shows no período junino, Nattan ainda falou ao g1 sobre os desafios de conciliar a carreira com a paternidade. Pai de Zuza, de 5 meses, o cantor disse que a estratégia é manter uma base fixa para facilitar os encontros.
“Nessa turnê de São João, a gente pega uma casa de base. Aí a gente pega um avião, faz o show e volta pra lá também pra ficar com ela. E a gente fica conciliando, mas também morrendo de saudade. Tem que ter equilíbrio. É importante a família e o trabalho estarem bem alinhados”, afirmou.
Nattan também revelou a expectativa de, no próximo ano, levar a filha para viver de perto a festa junina.
“Ela ainda não pode ir pro show, mas quem sabe, no próximo ano, a Zuza já esteja aí, com um vestido, dançando arrasta-pé no meio do povo”, disse.
No fim do show, Nattan anunciou que doaria o chapéu de palha personalizado que usou durante a apresentação para ser leiloado, com a renda revertida para a caridade. O cantor também prometeu doar R$100 mil a uma instituição beneficente de Campina Grande.
“Na próxima semana, pode cobrar do Nattanzinho R$ 100 mil para ajudar um instituto. R$ 100 mil é meu, e eu vou atrás de mais R$ 100 mil ali do Xand Avião”, afirmou.
Xand revisita trajetória no forró 
Xand Avião apresentou o espetáculo “Meu São João” em Campina Grande
Rondinelle de Paula/Divulgação
O cantor Xand Avião subiu ao palco principal do São João 2026 de Campina Grande pouco mais de uma da madrugada deste sábado (27). 
Neste ano, Xand trouxe o projeto “Meu São João”, um espetáculo que revisita sua trajetória na música e reúne sucessos da época do Aviões do Forró, além de canções que marcaram a memória afetiva dos fãs.
“Graças a Deus, a gente tá conseguindo colocar o São João no lugar que ele merece. Nem maior nem menor do que ninguém, no lugar que ele merece”, disse no início da apresentação. 
Antes do show, à TV Paraíba, o cantor destacou o peso de se apresentar em Campina Grande e a importância do evento para o forró.
“Campina Grande é uma responsabilidade muito grande, não só pra mim como pra qualquer cantor de forró. Sem querer desmerecer nenhum São João pelo Brasil, mas Campina Grande tem um peso gigantesco pra quem trabalha no forró. Eu acho que aqui é a Copa do Mundo do forró. Então, dá uma tremedeira na perna ainda”, afirmou. 
Ao g1, Xand explicou o conceito do projeto “Meu São João”, que revisita diferentes fases da sua trajetória, especialmente no Aviões do Forró. 
“São cinco Xandes conversando. Eu peguei o Xand de 2002, quando começou o Aviões Forró. Tem o Xand de 2006, que foi o auge do Aviões Forró. O figurino é pensado só pro São João. São mais de 30 figurinos. Eu acho que o público do forró merece isso, merece essa entrega”, explicou. 
Ao comentar o projeto, Xand destacou as lembranças da própria trajetória no Aviões do Forró e os desafios enfrentados no início da carreira.
“Eu acho que a gente não caminha separado. Eu, quando olho a abertura, eu fico lembrando de tudo que aqueles Xandes passaram, né? Porta na cara, não tocava nos melhores horários, porque tava crescendo ainda. Lembro do estouro em fazer 44 shows no São João, que é muito cansativo, mas a gente conseguiu entregar. Então, eu lembro de tudo”, afirmou. 
O cantor também falou, aí g1, sobre a conexão emocional com o público ao revisitar essas fases no palco.
“Tanto pra mim, é uma viagem, como pra quem é fã, ver aquele Xand ali, ouvir as músicas, eu acho que lembra muita coisa o que passou”, completou. 
No repertório, o artista cantou clássicos da carreira como “Recaídas”, “Mulher Doideira”, “Jeito Carinhoso”, “Nota Dez”, “Ei Gatinha” e “Galera da Rodinha”, além de músicas mais recentes como “Melzinho” e “Muído de Vaquejada”.
Xand também surpreendeu o cantor Jefferson Arretado, natural de Lagoa Seca, ao convidá-lo para subir ao palco. Jefferson havia homenageado o artista em sua apresentação no Parque do Povo no dia anterior. Juntos, eles gravaram “Sonhador”, música do cantor paraibano. 
Eleito o melhor show do palco principal do São João de Campina Grande por dois anos consecutivos, Xand atribuiu o reconhecimento à fidelidade do público ao longo da carreira.
“A palavra é essa: fiel. Eu estou há 24 anos fazendo show aqui em Campina Grande e, assim, é muito bom você ver o pessoal ainda gostar do seu trabalho, ainda lhe ouvir. Independentemente de eu ganhar o show ou não [em 2026], acho que quem ganhou com isso foi o forró”, disse ao g1.
Nos minutos finais da apresentação, o cantor falou sobre a possibilidade de ganhar o prêmio de melhor show do São João pelo terceiro ano consecutivo e afirmou que o reconhecimento deve ser do forró.
“Muita gente perguntando se eu ia ganhar o melhor show do São João pelo terceiro ano, mas eu acho que quem tem que ganhar é o forró”, disse.
Além de Nattan e Xand Avião, a programação contou com a apresentação do cantor e sanfoneiro Ranniery Gomes, natural de Campina Grande, responsável por abrir a noite no palco principal do Parque do Povo. Em seguida, a dupla Kátia e Aduílio subiu ao palco e relembrou sucessos do Mastruz com Leite, banda da qual ambos foram vocalistas.
Programação deste sábado (27)
Zé Vaqueiro, Felipe Amorim, Talita Mel e Stella Alves se apresentam neste sábado (27) no palco principal do São João 2026 de Campina Grande. Os shows começam às 19h e seguem até as 3h. Além do palco principal, o Parque do Povo terá apresentações de artistas locais e trios de forró nas ilhas de forró, nos coretos, no Palco Cultural, no Quadrilhódromo e na Pirâmide. A programação nesses espaços começa às 18h.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.