Irã ataca instalações de energia no Golfo após ofensiva de Israel

Irã ataca setor energético no GolfoReprodução/Rede X

O Irã atacou instalações de energia ligadas aos Estados Unidos no Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes em resposta à ofensiva israelense ao maior campo de produção de gás natural do mundo, o complexo de South Pars, localizado ao sul do território iraniano. 

Segundo a QatarEnergy , “danos extensos” foram registrados após mísseis atingirem a cidade industrial de Ras Laffan. Ainda conforme a estatal, não houve vítimas. Confira trecho do comunicado divulgado na Rede X, antigo Twitter:

Além disso, bombardeios também foram registrados no Kuwait, onde um drone atingiu a refinaria de petróleo Mina Al-Ahmadi, considerada uma das maiores do Oriente Médio. 

Conflito no Oriente Médio

Sem perspectiva de um cessar-fogo, o conflito no Oriente Médio entra na terceira semana. As tensões se iniciaram no final de fevereiro quando os Estados Unidos atacaram a região, em uma ação coordenada com os Israel. 

O ataque atingiu instalações militares e estruturas consideradas estratégicas pelo regime iraniano. Explosões foram registradas na capital, Teerã, e em outras cidades importantes para o Regime Aiatolá. A ação militar matou o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei. 

  • Novo líder iraniano escapa de ataque por segundos, diz áudio

Com a escalada das tensões, o Irã respondeu com ataques contra alvos ligados aos Estados Unidos e a Israel no Oriente Médio. Foram disparados mísseis e drones contra bases militares e infraestruturas estratégicas em diferentes países. 

De acordo com estimativas divulgadas por algumas fontes internacionais, mais de 1.200 pessoas teriam morrido desde o início das operações militares, incluindo ao menos 200 crianças e figuras importantes do governo iraniano. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.