
Um homem morreu sentado em uma cadeira de rodas, neste sábado (20), enquanto aguardava atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Recanto das Emas, no Distrito Federal. O caso é investigado pela Polícia Civil. O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), responsável pela unidade, informou que abriu uma apuração para esclarecer as circunstâncias da morte.
Segundo o Iges-DF, o homem não tinha ficha de atendimento aberta na UPA e não havia passado por triagem ou avaliação médica. Após a constatação da morte, a filha dele foi comunicada e recebeu atendimento da equipe de serviço social da unidade.
- RELEMBRE: Mulher morre após denunciar falta de médicos em UPA
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o homem imóvel, sentado em uma cadeira de rodas na recepção da UPA. De acordo com testemunhas ouvidas pelo g1, outros pacientes e acompanhantes perceberam que ele poderia estar morto enquanto também esperavam atendimento.
A enfermeira Mayela Lima, que estava no local em busca de atendimento para a filha, relatou ao portal que tentou verificar os sinais vitais do homem.
“Apalpei ele no pescoço e vi que não tinha mais pulso. Logo eu alarmei”, disse. Segundo ela, o homem ficou pelo menos quatro horas na unidade antes de a morte ser identificada.
A vítima estava sem documentos pessoais, segundo as autoridades. O homem se chamava Vilmar Pereira da Silva e tinha 49 anos.
O corpo foi levado ao Instituto Médico-Legal (IML). No local, policiais militares ouviram que o homem estava em situação de rua.
Homem não passou por triagem, diz Iges-DF
Em nota, o Iges-DF afirmou que instaurou, na noite de sábado, um procedimento de apuração “para esclarecer, com rigor, transparência e responsabilidade” todas as circunstâncias do caso.
O instituto disse ainda que as informações serão analisadas e que as providências cabíveis serão adotadas após a conclusão da apuração.
Veja abaixo a nota do Iges-DF na íntegra:
“O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) manifesta solidariedade aos familiares e amigos de V.S.
Por determinação da Governadora Celina Leão e em alinhamento com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o Instituto instaurou, na noite de sábado (20), procedimento de apuração para esclarecer, com rigor, transparência e responsabilidade, todas as circunstâncias relacionadas ao ocorrido nas dependências da UPA do Recanto das Emas.
Todas as informações serão devidamente analisadas e as providências cabíveis serão adotadas após a conclusão da apuração dos fatos.
O IgesDF reafirma seu compromisso com a assistência humanizada, o respeito à vida e a segurança dos usuários da rede pública de saúde.”
