
Hospital faz campanha inspirada na Copa do Mundo com recém-nascidos da UTI neonatal
Entre as qualidades necessárias para um jogador de futebol conquistar a taça da Copa do Mundo estão força, coragem, determinação e confiança. No entanto, esses atributos não se limitam aos atletas em campo, eles também podem ser associados a pacientes em tratamento médico, que precisam de garra e perseverança para enfrentar desafios e buscar a recuperação e o bem-estar.
A Santa Casa de Misericórdia de Itapeva (SP) fez uma campanha inspirada no mundial de futebol e “convocou” os recém-nascidos que integram a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Neonatal. Para entrar no clima da busca pelo hexa, os bebês receberam touca, camiseta e até laços nas cores da bandeira do Brasil.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Ao todo, 15 campeões participaram da campanha, que foi publicada nas redes sociais da unidade hospitalar e recebeu diversos comentários positivos de torcedores. Confira abaixo os nomes dos bebês participantes:
João Miguel;
Débora;
Angelina;
Aylla;
Benício;
Bryan;
Andreia;
Nilza;
Thomaz;
Thiago;
Maria Liz;
Anthony;
Joaquim;
Maya;
Fernanda.
A Santa Casa de Itapeva “convocou” recém-nascidos da UTI neonatal
Arquivo pessoal/Santa Casa de Itapeva
🫂Vivência na Neonatal
Apesar do cuidado diário da equipe médica e de enfermagem da unidade, as famílias aguardam ansiosamente o momento da alta hospitalar dos bebês para que possam acompanhá-los em casa durante os jogos do Mundial.
Ao g1, Maíra de Carvalho Lima, de 34 anos, que é mãe da bebê Angelina Carvalho da Silva, de apenas dois meses, contou que a filha nasceu antes do tempo esperado.
“No começo, fiquei bem nervosa e depois fui me acostumando. Tive muito medo, mas ao ver o cuidado de toda a equipe, vai nos consolando e vamos todos nos acostumando com a situação’, relatou.
Santa Casa de Itapeva faz campanha inspirada na Copa do Mundo com recém-nascidos
Arquivo pessoal/Santa Casa de Itapeva
Os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, que conta com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outras especialidades. Estar rodeada de profissionais tranquiliza a mãe de Angelina.
“Não tinha muito entendimento do que estava acontecendo e, muitas vezes, me consolavam, passando calma. O tratamento é um dia após o outro, e cada um tem a sua história”, disse Maíra.
A mãe de Angelina, uma das recém-nascidas, diz que fica feliz pelos cuidados da equipe médica
Arquivo pessoal/Santa Casa de Itapeva
Ao ver a filha “convocada” para a campanha, a emoção da mãe foi imediata, marcada por felicidade e orgulho. Angelina vestiu um macacão com a bandeira do Brasil e um laço nas cores do país para a ocasião.
“Eu achei muito bonito, quando cheguei e vi ela com a ‘roupinha’ toda personalizada, ficou muito bonito. Gostaria de agradecer a todos pelo carinho, por esse amor que elas têm pela Angelina”, concluiu Maíra.
Uma das convocadas para a seleção da Santa Casa é a recém-nascida Angelina
Arquivo pessoal/Santa Casa de Itapeva
LEIA TAMBÉM:
Haitiano fala sobre emoção de ver seleção enfrentar o Brasil na Copa do Mundo: ‘Meu país de nascimento e meu país adotivo’
Quem será a figurinha rara? Escola de Boituva cria álbum com alunos e professores para estimular presença em sala de aula
‘Cãovocação’: campanha inspirada na Copa do Mundo busca lar para cães de canil no interior de SP
⚽A campanha para convocação
A confecção das roupinhas utilizadas pelos recém-nascidos foi feita pelos funcionários do hospital, com apoio de doações da comunidade e de apoiadores, que também ajudaram a organizar o momento especial para as fotos.
Segundo o médico Francisco Ramos, a iniciativa da campanha surgiu a partir do protocolo de humanização da UTI neonatal, que tem como objetivo tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor para os pacientes e suas famílias.
“Além de celebrar momentos especiais, como a Copa do Mundo e os ‘mesversários’ dos nossos pequenos pacientes, a iniciativa permite que os pais guardem lembranças afetivas de um período que, apesar dos desafios, também pode ser marcado por momentos de alegria e esperança”, disse o especialista.
Os recém-nascidos fazem parte da UTI neonatal da Santa Casa de Itapeva
Arquivo pessoal/Santa Casa de Itapeva
Para o médico, a reação dos pais ao verem seus bebês participando de ações como essa é uma das principais motivações para dar continuidade a iniciativas que busquem tornar momentos de angústia mais leves.
O especialista explica ainda que a ação foi realizada respeitando as condições clínicas de cada bebê, de forma a garantir conforto e bem-estar durante todo o processo. Entre os critérios de participação, o médico destacou que foram selecionados pacientes em condição clínica estável e cujos quadros permitiam o uso seguro dos adereços.
“Toda a ação foi planejada e executada pela equipe de enfermagem, sempre respeitando rigorosamente os protocolos de segurança e assistência neonatal”, explicou Francisco.
A campanha foi organizada pela equipe de enfermagem da Santa Casa de Itapeva
Arquivo pessoal/Santa Casa de Itapeva
Os adereços usados na sessão de fotos foram feitos pela equipe da enfermagem da unidade hospitalar
Arquivo pessoal/Santa Casa de Itapeva
A unidade conta com dez leitos e atende recém-nascidos de 17 cidades da região de Itapeva. Em razão da alta demanda assistencial, as equipes atuam constantemente em ritmo intenso.
“É uma experiência extremamente gratificante e emocionante. Além do cuidado técnico especializado, buscamos oferecer acolhimento às famílias. Ver a alegria e o encantamento dos pais diante dessas ações reforça diariamente o propósito e a importância do nosso trabalho”, refletiu o profissional.
A campanha foi realizada pela Santa Casa de Itapeva (SP)
Reprodução/TV TEM
*Colaborou sob a supervisão de Larissa Pandori
Initial plugin text
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
