
Homem preso por maus-tratos contra a mãe de 83 anos presta depoimento
Uma idosa de 83 anos estava sendo mantida em situação de maus-tratos pelo próprio filho, em Londrina, no Norte do Paraná. O caso foi descoberto quando bombeiros foram atender a um princípio de incêndio no imóvel onde mãe e filho moravam.
O homem, identificado como Vilmar Aparecido dos Santos, de 45 anos, foi preso em flagrante na tarde de segunda-feira (22). Ele ainda não tem advogado constituído no processo. O g1 tenta localizar a defesa dele.
✅ Siga o canal do g1 Londrina e Região no WhatsApp
O incêndio aconteceu no domingo (21). Os bombeiros perceberam que as chamas tinham começado em uma grande quantidade de roupas acumuladas no chão. Um deles viu a idosa e notou que a situação poderia se tratar de um crime e acionou a Polícia Militar (PM-PR).
A PM foi até a casa no dia seguinte e encontrou a idosa vivendo em situação de abandono, com sinais severos de desnutrição. Ela também não tomava banho há muito tempo e apresentava problemas de saúde.
“”Constatamos que a residência estava insalubre para moradia. Na cozinha, o fogão estava sujo, com restos de comida, sem condições de uso, o gás de cozinha estava vazio, a pia da cozinha estava suja, com pratos, talheres e outros utensílios domésticos sujos. Não havia produtos de limpeza. Não havia geladeira na residência e não havia mantimentos para consumo. No banheiro não havia chuveiro e o vaso sanitário estava sujo. No quarto da senhora havia lixo jogado pelo chão e as roupas ensacadas. Observamos que o princípio de incêndio foi no quarto da idosa”, consta no boletim de ocorrência.
Idosa de 83 anos foi encontrada vivendo em situação de maus-tratos pelo próprio filho, no PR.
Reprodução
Também foi apurado que Vilmar ficava com o dinheiro da aposentadoria da mãe, mas não comprava alimentos e nem cuidava da casa. Em depoimento, ele negou as acusações. Veja abaixo.
A mulher foi acolhida pelas equipes da assistência social da prefeitura de Londrina e encaminhada para um abrigo especializado.
A Polícia Civil (PC-PR) instaurou um inquérito para investigar o caso e vai apurar se também houve o crime de cárcere privado e apropriação de bens de idoso.
Vilmar passou por audiência de custódia nesta terça-feira (23) e foi liberado para responder ao processo em liberdade. Ele também foi proibido de se aproximar da mãe por ao menos 100 metros de distância.
Leia também:
Mais de R$ 42 mil: Prefeitura do Paraná é condenada após Justiça entender que houve falha em tratamento de paciente que morreu com Covid-19
‘Sensação horrível’: repórter descobriu que vítima de atropelamento era tio após saber de cartão caído no local
Investigado: jovem é indiciado por fazer ‘vaquinhas’ para tratamento de câncer e gastar doações com restaurantes e viagens
Segundo vizinhos, filho dizia que a mãe tinha morrido
De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais conversaram com vizinhos durante o atendimento da ocorrência. Eles relataram que, quando perguntavam da idosa, Vilmar dizia que a mãe tinha morrido há alguns meses.
“[Vizinhos disseram que] somente devido ao incêndio descobriram que ela estava viva. Relataram também violência física por parte dele contra a idosa, que empurrava a cabeça dela no tanque cheio de água e obrigava ela a beber. Que existem denúncias junto ao Cras e Creas formuladas em dias anteriores”, consta no boletim.
Homem fez empréstimo e seguro de vida em nome da mãe
Quando apresentou documentos aos policiais, os agentes encontraram um empréstimo feito em nome da idosa e um seguro de vida, cujo beneficiário era Vilmar. Também havia procurações em nome dele, o autorizando a sacar a aposentadoria da mãe.
No documento, policiais relataram que questionaram Vilmar sobre a alimentação da idosa. Ele informou que improvisou um fogão a lenha na parte de fora da casa. Também disse que não tinha dinheiro suficiente para manter a alimentação e somente comprava alguns itens em padarias.
Casa onde idosa morava com o filho foi encontrada em situação precária.
Reprodução
Segundo a PM, Vilmar disse que há muito tempo não trabalhava e, por isso, ele e a mãe só viviam com a aposentadoria dela.
“Perguntamos por que ele não trabalha e ele informou que dedica a vida para cuidar da mãe, porém costuma sair com frequência e ficar longos períodos fora de casa”, consta no boletim da PM.
Em depoimento, filho negou as acusações
Vilmar prestou depoimento na delegacia e negou as acusações. Ele afirmou que é filho adotivo da idosa e que ela sempre foi bem tratada por ele.
Questionado sobre a alimentação da mãe, ele disse que fazia comida para ela, mas o gás havia acabado há cerca de três dias. Ele também alegou que a casa estava em condições ruins porque eram pobres, e afirmou que deixou a vida de lado para cuidar da mãe.
“A casa não estava em condições excelentes, porque a gente é pobre. O dinheiro é da minha mãe. Ela só tem a aposentadoria dela. Eu tive que deixar tudo, minha vida de lado, para poder cuidar dela”, disse Vilmar no depoimento.
O homem disse que a mãe fez uma procuração em 2011, lhe dando o direito de tomar conta da aposentadoria dela. Questionado pela delegada se, na época, a idosa tinha problemas de saúde, ele não soube informar.
A delegada também questionou Vilmar sobre como era feita a higiene da idosa. Ele respondeu que ela estava se negando a tomar banho. Mesmo assim, afirmou que não tem chuveiro na casa e os banhos eram dados com a ajuda de um balde.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraná:
.
Leia mais notícias no g1 Paraná.
