Brasil envia equipe para buscas após terremoto na Venezuela

Terremoto atinge VenezuelaReprodução/redes sociais

O governo brasileiro enviará uma missão humanitária à Venezuela para reforçar as operações de busca e salvamento após o terremoto que atingiu o país na noite de quarta-feira (24). A equipe, coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), embarca nesta sexta-feira (26) e reúne agentes da Defesa Civil Nacional, bombeiros militares especializados em resgates em estruturas colapsadas e técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Ao todo, a missão contará com três servidores da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), quatro técnicos da Anatel e 37 bombeiros militares dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, que já atuaram em resgates em desastres naturais no país. Também serão enviados uma caminhonete e cerca de dez toneladas de equipamentos para apoiar os trabalhos no país vizinho.

Segundo o diretor do Departamento de Preparação e Socorro da Sedec e coordenador da operação, Armin Braun, a expectativa é que as equipes iniciem as atividades assim que chegarem ao território venezuelano.

Tecnologia ajudará a localizar desaparecidos

Um dos principais diferenciais da missão brasileira será o uso de tecnologia para ampliar as chances de encontrar vítimas sob os escombros. Além dos bombeiros especializados e de cães treinados para buscas, técnicos da Anatel atuarão na identificação de celulares que ainda estejam ligados nas áreas atingidas.

A estratégia permite detectar aparelhos que continuam emitindo sinal, mesmo soterrados, fornecendo informações que podem indicar a localização de pessoas desaparecidas e orientar as equipes de resgate. O recurso é utilizado como complemento às buscas realizadas manualmente e com o apoio dos cães farejadores, o que aumenta as possibilidades de encontrar sobreviventes.

De acordo com o MIDR, a combinação entre tecnologia e equipes especializadas busca tornar as operações mais rápidas e eficientes, especialmente nas primeiras horas após grandes desastres, quando as chances de resgate com vida costumam ser maiores.

Tragédia na Venezuela

A costa Venezuela foi atingida por dois terremotos nesta quarta-feira (24). O primeiro foi de magnitude 7,2 e ocorreu no fim da tarde na região de Morón, no litoral da venezuelano e a cerca de 160 km a oeste de Caracas, capital do país. O segundo ocorreu na mesma área cerca de um minuto depois, e foi de magnitude 7,5.

Segundo o governo venezuelano, até esta quinta-feira (25), ao menos 188 pessoas morreram e outras 1.520 ficaram feridas.

O terremoto de magnitude 7,5 foi o mais forte da Venezuela desde 1900. O país fica na fronteira entre as placas tectônicas do Caribe e da América do Sul e sofreu terremotos devastadores, incluindo um que matou cerca de 30 mil pessoas em 1812.

Terremoto atinge a VenezuelaReprodução/X

As autoridades seguem realizando levantamentos para dimensionar os danos e localizar desaparecidos. Com o avanço das operações de busca e salvamento, a expectativa é de que o número de vítimas ainda possa aumentar.

Tremor também foi sentido no Brasil

Os reflexos do terremoto foram percebidos em estados da Região Norte, como Pará, Amazonas, Amapá e Roraima. Em alguns locais, moradores relataram oscilações em edifícios altos durante o abalo.

Em Belém, seis prédios foram evacuados preventivamente para inspeções técnicas. Após as vistorias, os imóveis foram liberados pelas autoridades. Segundo o governo federal, não houve registro de mortos, feridos ou danos estruturais significativos em território brasileiro.

No entanto, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou nessa quinta-feira (25) que dois brasileiros, uma mulher e um homem, morreram em decorrência dos terremotos que atingiram a Venezuela

Adicionar aos favoritos o Link permanente.