Avião da FAB decola de Guarulhos com bombeiros e cães de resgate para ajudar vítimas de terremotos na Venezuela


Missão humanitária brasileira já está a caminho da Venezuela
Uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou nesta sexta-feira (26) da Base Aérea de São Paulo (Basp), em Guarulhos, na Grande São Paulo, com equipes de resgate e suprimentos para apoiar as vítimas dos terremotos registrados na Venezuela na última terça-feira (23).
A missão transporta 36 bombeiros militares dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de seis cães de busca e resgate. Também embarcaram quatro integrantes da Defesa Civil, quatro especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e cerca de 12 toneladas de materiais de apoio.
Segundo a FAB, a mobilização brasileira é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e integra o esforço internacional de resposta à emergência humanitária na Venezuela.
A equipe enviada pelo Brasil é formada por profissionais de Busca e Resgate Urbano de nível pesado, incluindo integrantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, dos Corpos de Bombeiros de São Paulo, Minas Gerais e Paraná e especialistas da Anatel.
Uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou nesta sexta-feira (26) da Base Aérea de São Paulo (Basp), em Guarulhos, na Grande São Paulo, com equipes de resgate e suprimentos para apoiar as vítimas dos terremotos registrados na Venezuela na última terça-feira (23).
Defesa Civil
A aeronave utilizada na operação pertence ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), conhecido como Esquadrão Zeus. O mesmo modelo de avião havia sido utilizado, por uma semana, em uma missão de ajuda humanitária na Bolívia e, após o encerramento da operação, foi reposicionado para prestar apoio à Venezuela.
O número de mortos por conta dos terremotos na Venezuela subiu nesta sexta-feira (26) para 589 pessoas, segundo um balanço atualizado do governo venezuelano.O novo balanço também afirma que há 2.980 feridos.
➡️ Na noite de quarta-feira (24), dois terremotos em sequência atingiram a região norte do país, onde fica Caracas. Além das mortes, os tremores derrubaram prédios e deixaram um rastro de destruição na capital venezuelana e arredores. Os sismos foram os mais fortes no país em mais de 100 anos.
Ajuda humanitária
A Polícia Militar de São Paulo enviou uma equipe especializada para integrar a missão brasileira de ajuda humanitária na Venezuela, onde o terremoto duplo da quarta-feira (24) já deixou 235 mortos, segundo o Ministério da Saúde do país.
A equipe paulista será composta por 10 bombeiros militares, um oficial da Defesa Civil estadual e dois médicos do Quadro de Saúde da corporação, além de dois cães especializados em busca e resgate e uma caminhonete de apoio. Os profissionais são treinados em operações de busca e salvamento em estruturas colapsadas.
Segundo o governo de São Paulo, a mobilização atende a um pedido da Agência Brasileira de Cooperação Humanitária e envolve o envio de cerca de 9 toneladas de materiais e equipamentos.
As equipes paulistas são certificadas para esse tipo de atuação e já participaram de missões internacionais e nacionais, como o terremoto do Haiti (2010), o rompimento da barragem de Brumadinho (2019), a tragédia de São Sebastião (2023), o terremoto na Turquia e Síria (2023) e as enchentes no Rio Grande do Sul (2024).
O grupo viajará em uma aeronave das Forças Armadas e fará parte da missão brasileira de ajuda humanitária, composta por 44 profissionais. Além dos integrantes de São Paulo, a operação conta com 10 bombeiros do Paraná e 13 de Minas Gerais, além de representantes da Anatel e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
Em declaração, o governador Tarcísio de Freitas destacou que o envio foi autorizado de forma imediata diante do pedido da Agência Brasileira de Cooperação Humanitária e reforçou o caráter de cooperação internacional da operação.
A previsão é de que a missão permaneça por 15 dias na Venezuela, atuando em operações de busca e resgate de vítimas soterradas, com o uso de equipamentos e técnicas especializadas para localização de sobreviventes.
Segundo a Polícia Militar, a participação do Corpo de Bombeiros reforça o compromisso da corporação com ações de cooperação humanitária e o emprego de sua experiência operacional em missões internacionais.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.