Santos-Guarujá: adutora vai levar 500l de água por segundo

Santos-Guarujá: adutora gigante vai lever 500l de água por segundo; conheçaDivulgação/Governo de SP

O governo do estado de São Paulo está realizando uma obra para construir uma adutora que vai transportar, pelo mar, 500 litros de água tratada por segundo. A obra, chamada de Travessia Subaquática Santos-Guarujá, recebeu um investimento de cerca de R$ 134,7 milhões e vai reforçar o abastecimento de água de mais de 450 mil pessoas na Baixada Santista.

De acordo com o Estado, a nova adutora terá 5,56 quilômetros de extensão. Desse número, cerca de 1,5 quilômetro é em uma travessia subaquática sob o canal do Porto de Santos.

A estrutura vai interligar o sistema de abastecimento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão ao sistema de distribuição de Vicente de Carvalho, em Guarujá. O investimento amplia a capacidade de transporte de água tratada para o município.

As obras da Travessia Subaquática Santos-Guarujá, segundo o Estado, estão em etapa final e foi realizada a instalação dos tubos da nova adutora.

A obra faz parte do novo ciclo de investimentos da Sabesp após a desestatização da companhia. Os investimentos têm como objetivo antecipar a universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela companhia até 2029, conforme informou o Estado.

Esta vai ser a segunda travessia subaquática sob o canal do Porto de Santos. Além da Santos-Guarujá, há uma estrutura entre os bairros Ponta da Praia, em Santos, e Vila Lígya, em Guarujá, que também transporta até 500 litros de água por segundo para o abastecimento da Ilha de Santo Amaro.

Caminho da estrutura

O trajeto da nova adutora tem início em Santos. A água produzida na ETA Cubatão segue para os reservatórios da Sabesp e, a partir do reservatório do Saboó, vai ser conduzida pela nova estrutura.

Em Santos, a tubulação passa pela Avenida Martins Fontes e pela Avenida Antônio Prado, passando pela região próxima ao cais.

Ao longo do trecho, a estrutura ainda passa pelas proximidades em torno do Museu Pelé e do Museu do Café. Na altura do Outeiro de Santa Catarina, a tubulação passa a ficar sob a água e inicia a travessia subaquática do canal do Porto de Santos.

Após cruzar o canal, a adutora chega ao Guarujá pela Rua Visconde de Mauá, em Vicente de Carvalho.

A tubulação ainda segue pela Avenida Castelo Branco, acessa a Rua São Paulo e termina na Rua Ernestina Amadéo dos Santos. No local, ela se conecta ao reservatório que abastece a região. O canal já recebe água da ETA Jurubatuba.

Ainda de acordo com o Estado, a nova adutora aumenta a capacidade de transporte de água para Guarujá sem impacto no abastecimento de Santos e Cubatão. A ETA Cubatão tem capacidade para atender os três municípios, conforme informou o governo de SP.

Santos-Guarujá: adutora gigante vai lever 500l de água por segundo; conheçaDivulgação/Governo de SP
Adicionar aos favoritos o Link permanente.