
Após sete meses, vertedouro da Itaipu é aberto depois de chuvas elevarem nível do reservat
O vertedouro da Usina de Itaipu foi aberto às 7h30 deste domingo (28), pela primeira vez em sete meses, para controlar o nível do reservatório após as chuvas elevarem o volume de água.
A última abertura do vertedouro para controle do nível do reservatório havia ocorrido em 23 de novembro de 2025.
Segundo a Itaipu Binacional, o reservatório atingiu a cota de 220,36 metros, próxima do limite máximo de operação, que é de 220,50 metros sobre o nível do mar.
✅ Siga o g1 Foz do Iguaçu no WhatsApp
A abertura foi programada porque, além do aumento do nível provocado pelas chuvas, as condições do sistema elétrico impediram que o controle do reservatório fosse feito apenas com o aumento da geração de energia.
Vertedouro abre sete meses após última abertura
Andrés Zarate/Itaipu Binacional
Neste momento, apenas a calha esquerda do vertedouro está aberta, com vazão de 1.450 metros cúbicos por segundo, de acordo com a Itaipu.
A usina informou que o vertedouro permanecerá em operação até que seja possível voltar a controlar o nível do reservatório por meio do aumento da geração de energia.
A Itaipu destacou que a abertura não afeta o fornecimento de energia e que a usina segue atendendo normalmente à demanda de Brasil e Paraguai. A hidrelétrica é do tipo fio d’água, com reservatório de baixa capacidade de armazenamento.
Leia também:
Feminicídio: Após dizer que esposa cometeu suicídio, militar da reserva é preso por suspeita de feminicídio
Golpe: Falso advogado pede dinheiro para liberar ‘indenização’ de idoso e vítima perde R$ 750 mil
Investigação: ‘Todas as pessoas que contrariavam ele eram ameaçadas’, diz promotora sobre médico que montou ‘apartamento’ em hospital
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Oeste e Sudoeste.
