
Esta quarta-feira (24) foi marcada por temperaturas extremas pelo território brasileiro, devido à chegada de uma frente fria ocasionada por uma massa de ar polar, fenômeno que tem origem nas regiões próximas à Antártida e avança em direção ao norte, segundo os meteorologistas.
Mas se engana quem acha que só fez frio no Brasil. Em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, os termômetros registraram -9,2°C, a menor temperatura do Brasil nesta quarta-feira (24), enquanto que Palmas, no Tocantins, teve a maior temperatura do dia, com 36,7°C, quase 46°C de diferença entre os locais.
Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Frente fria
Quando a massa de ar frio encontra uma massa de ar quente, há um choque, o que forma a frente fria, uma faixa de transição que traz chuva, ventos de mais de 50 km/h e queda de temperatura.
No inverno, que começou neste domingo (21), o sistema passa a ficar ainda mais seco e com pouca umidade, fazendo o calor do solo escapar rapidamente para o espaço e congelando o orvalho acumulado nas superfícies.
Até o momento, a onda de frio que chegou nesta semana é considerada pelos especialistas a mais intensa, o que pode afetar pelo menos 14 estados, em quatro regiões do Brasil: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

Já nesta quinta-feira (25), são esperadas temperaturas ainda mais baixas.
Frio continua
A Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), responsável pelo monitoramento do clima na Serra Catarinense informou que são previstas mínimas entre -5°C e -9°C, com geada e possibilidade de neve nas áreas mais altas.
No Sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais podem ter máximas em torno de 11°C, cerca de 10°C abaixo da média para junho.
No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul deve ter mínimas próximas de 0°C em cidades como Dourados e Ponta Porã e risco de rajadas de vento de até 60 km/h.
Estados do Norte, como Acre, Rondônia e Amazonas também devem ser afetados, com temperaturas perto de 20°C, abaixo do padrão local.
Orientações da Defesa Civil à população
- Evite áreas sujeitas a alagamentos e não atravesse ruas inundadas, mesmo que aparentemente rasas
- Redobre a atenção em locais com histórico de deslizamentos ou enxurradas
- Durante tempestades, busque abrigo e evite ficar sob árvores, estruturas metálicas, placas e outdoors
- Recolha objetos que possam ser arremessados pelo vento e desligue aparelhos eletrônicos da tomada
- Mantenha-se agasalhado e hidratado e evite exposição prolongada ao frio
- Reforce os cuidados com idosos, crianças e pessoas em situação de rua
- Atenção ao uso de aquecedores para prevenir incêndios
- Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193
*Estagiária sob supervisão
