Óleo do Bem: alunos arrecadam 4 mil litros de óleo usado e evitam contaminação de quase 109 milhões de litros de água


Óleo do Bem: alunos arrecadam 4 mil litros de óleo usado e evitam contaminação de água
Estudantes de mais de 100 escolas municipais de Jundiaí (SP) arrecadaram 4.394 litros de óleo de cozinha usado durante o primeiro semestre de 2026. A ação de educação ambiental evitou a contaminação de aproximadamente 109 milhões de litros de água, volume equivalente a 44 piscinas olímpicas.
Além de preservar a água, a reciclagem do resíduo impediu a emissão de 23 toneladas de gás carbônico na atmosfera. Para incentivar a comunidade, o projeto “Óleo do Bem”, uma iniciativa da TV TEM, em parceria com o Instituto VivaTerra, trocou cada litro entregue por uma barra de sabão ecológico feito com o próprio material reciclado, distribuindo quase 5 mil unidades.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Óleo do Bem: alunos arrecadam 4 mil litros de óleo usado e evitam contaminação de quase 109 milhões de litros de água
Divulgação/Comunicação DAE
Escolas premiadas
A cerimônia de encerramento da gincana escolar acontece nesta sexta-feira (26). As unidades que mais se destacaram na arrecadação serão premiadas com uma visita recreativa ao parque Mundo das Crianças, além de receberem colmeias de abelhas nativas sem ferrão, kits para criação de joaninhas e ferramentas de jardinagem.
Confira as escolas vencedoras:
1º lugar: EMEB Ramiro de Araújo (média superior a 1,5 litro arrecadado por aluno);
2º lugar: EMEB Martha Burgos (média de 1,4 litro por aluno);
3º ao 5º lugar: EMEB Dina Rosete Zandona Cunningham, EMEB Owen Zílio e EMEB Clotilde Copelli de Miranda.
Diretoras das escolas premiadas
Divulgação/Comunicação DAE
Como participar
O projeto “Óleo do Bem” em Jundiaí conta com o patrocínio da DAE Jundiaí, GL Foods e CJS, apoio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e da Prefeitura de Jundiaí, além da promoção da TV TEM, responsável pela iniciativa em parceria com o Instituto VivaTerra.
A campanha mantém pontos de coleta permanentes durante todo o ano. Desde o início da ação em Jundiaí, em abril de 2025, mais de 18 mil litros de óleo já foram recolhidos e encaminhados para a reciclagem.
Qualquer morador pode participar. Basta armazenar o óleo de cozinha usado (frio) em uma garrafa PET (de plástico) e entregá-lo nos postos de atendimento da DAE Jundiaí. A troca de um litro de óleo por uma barra de sabão ecológico continua válida.
Moradores de outras cidades da região, como Campo Limpo Paulista, Itatiba, Sorocaba e Votorantim, também podem consultar os pontos de coleta credenciados no site oficial da campanha.
Óleo do Bem: alunos arrecadam 4 mil litros de óleo usado e evitam contaminação de quase 109 milhões de litros de água
Divulgação/Comunicação DAE
Equipe das escolas premiadas
Divulgação/Comunicação DAE
Óleo do Bem: alunos arrecadam 4 mil litros de óleo usado e evitam contaminação de quase 109 milhões de litros de água
Divulgação/Comunicação DAE
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.