Dinheiro deixa de ser aceito nos ônibus municipais do Rio

Passageiros precisam se adaptar ao pagamento por meio eletrônicoDivulgação/ Prefeitura do Rio de Janeiro

Os passageiros dos ônibus municipais do Rio de Janeiro devem se atentar a partir deste domingo (28), pois não será mais aceito dinheiro.  A tarifa só poderá ser paga por meios eletrônicos, seja pelo cartão Jaé, QR code do aplicativo ou PIX.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, atualmente, 96% das viagens já são feitas com pagamento por meio eletrônico.

Veja como vai funcionar os pagamentos

O dinheiro em espécie ainda pode ser usado para compra e recarga dos cartões Jaé. O cartão pode ser adquirido em bancas, estabelecimentos credenciados, bilheterias e máquinas de autoatendimento instaladas nas estações do VLT, BRT e metrô do Jardim Oceânico até Botafogo. Segundo a prefeitura, a rede de atendimento foi ampliada para 1.600 pontos.

O pagamento por PIX, disponível apenas para passagens unitárias, será feito diretamente no validador do Jaé. O passageiro deverá pressionar um botão, e o aparelho exibirá um QR Code. Em seguida, basta utilizar o aplicativo do banco para realizar o pagamento.

Mudanças também afetam integração

Além do fim do dinheiro, outra alteração impacta diretamente quem utiliza o Bilhete Único Carioca (BUC) e o Bilhete Único Margaridas (BUM).

A partir deste domingo, as integrações tarifárias, que permitem usar diferentes modais de transporte pagando uma única passagem dentro de um período de tempo.

cartão avulso do Jaé (verde) poderá ser usado normalmente para as viagens unitárias e recargas, mas deixará de oferecer os benefícios de integração tarifária. Para continuar integrado o usuário deverá usar o cartão Jaé preto ou QR Code do aplicativo, vinculado ao CPF.

Quem usa o Jaé Gratuidade (amarelo) não paga passagem e não vai precisar trocar de cartão.

Medida definitiva

A prefeitura reforça que a retirada do dinheiro dos ônibus é uma medida definitiva, sem previsão de retorno, e que cabe aos passageiros se adaptarem ao novo modelo de pagamento digital no transporte público da cidade.

secretário municipal de Transportes, Jorge Arraes destacou que a retirada gradual do dinheiro dos ônibus também traz ganhos operacionais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.